terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Galo e Coelho sobem. Raposa estaciona.

As vitórias contra o Villa Nova e contra o Boa Esporte deixaram Atlético e América isolados na ponta do campeonato mineiro, uma vez que o Cruzeiro tropeçou em Patos de Minas, somente empatando com a URT, e com isso perdendo contato com os dois rivais. Interessante que não faz muito tempo, escrevi aqui mesmo neste espaço que a liderança da primeira fase do estadual certamente ficaria com Cruzeiro ou América, uma vez que o Atlético está envolvido com a Libertadores também. Eis que passadas oito rodadas o Atlético é líder isolado e o Cruzeiro é apenas o terceiro. Sem falar que o Atlético usou o time reserva na grande maioria dos jogos. Puxa vida, errei feio! Então fui afogar as mágoas tomando um café na cozinha, e aproveitei para refletir um pouco sobre o futebol, este esporte tão sem lógica. Rodando o elenco, o Atlético manteve praticamente dois times inteiros em atividade. Logicamente quem entra está nas pontas dos cascos, pelo menos na teoria. Já o Cruzeiro pouco mexeu no time. Mano Menezes vem dando sequência aos titulares, encorpando o time para a estreia na Copa Libertadores contra o Huracan, semana que vem no Mineirão. Aí é o oposto do Atlético. Quem entra não acompanha o ritmo dos titulares. E convenhamos, campeonato estadual serve pra isso mesmo. Fazer experiências, botar o elenco todo pra jogar, para na hora que o bicho pegar de verdade o treinador saiba com quem ele pode contar.

Libertadores
A vitória sobre o Defensor em Montevidéu por 2x0 deixou o Atlético numa situação muito confortável. Provavelmente o jogo da volta no Independência amanhã será protocolar, apenas para o Galo carimbar a vaga na fase de grupos. Mas que fique bem claro. Muita coisa precisa ser melhorada. Falhas graves foram cometidas novamente. Individuais e coletivas, e que quase complicaram as coisas no jogo de ida. Uma hora, com um adversário mais qualificado, o caldo pode entornar.
Semana que vem é a estreia do Cruzeiro na competição. No Mineirão, o time encara o Huracan da Argentina. Rival conhecido do torcedor celeste, afinal os dois times se enfrentaram na fase de grupos da Libertadores de 2015. E o Cruzeiro não teve vida fácil não. Perdeu na Argentina por 3x1 e apenas empatou em BH. Lembram quem era o camisa nove do Huracan? Ele mesmo, Ramon Ábila. Hoje os tempos são outros. O time cruzeirense vem de um bicampeonato da Copa do Brasil, e o time argentino não assusta. Mas o próprio Mano Menezes disse que falta um pouco mais de competitividade ao time celeste. E em se tratando de Libertadores, todo cuidado é pouco.

Copa do Brasil
O Coelhão vira a chave e foca na Copa do Brasil, onde enfrenta o Juventude em Caxias do Sul, nesta quinta feira, em jogo único valendo vaga na terceira fase da competição. Se formos olhar o retrospecto recente dos dois times, o América é franco favorito, pois o vice líder do campeonato mineiro ainda não perdeu na temporada. Em contrapartida o time gaúcho está a sete jogos sem vencer dentro de casa, tendo perdido seis jogos e empatado um. O último triunfo no Alfredo Jaconi faz tempo. Foi no dia 26 de outubro do ano passado, pela Série B, 2x1 contra o Sampaio Correia. Mas é Copa do Brasil, é jogo único, e vimos favoritos sendo eliminados ou se classificando na bacia das almas.

Luto no futebol
Perdemos Roberto Avallone para o time do céu. Um dos maiores cronistas esportivos do Brasil agora estará ao lado de Joelmir Beting, Armando Nogueira, Raul Quadros, Luciano do Valle, entre outros. Palmeirense, Avallone não tinha papas na língua. Criou vários bordões, como "no pique", "exclamação", "jornalismo futebol clube", etc. Descanse em paz!

Dica de rock
Bohemian Rhapsody conquistou quatro estatuetas na noite do Oscar no último domingo. Por isso,  minha dica de rock hoje é em homenagem a banda Queen, com a música I Want It All.

Um abraço com muito rock na veia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário