quinta-feira, 11 de abril de 2019

Caos atleticano. Soberania Celeste


Enfiado num buraco que parece não ter fundo, o Atlético vive dias turbulentos. Levir Culpi ficou numa posição insustentável após o vexame de ontem contra o Cerro. Deixa o Atlético sem rumo, sem esquema tático, sem padrão de jogo. Coletivamente o time é uma lástima, e por consequência, as falhas individuais começam a aparecer. Pode parecer estranho demitir um treinador às vésperas de um clássico, ainda mais se tratando de decisão de campeonato. Mas se existe uma mínima chance do Atlético bater o Cruzeiro, não seria com Levir Culpi no comando.
Tiago Nunes, hoje no xará paranaense, é o grande favorito para assumir o posto de comandante alvinegro. Embasado por Rui Costa, novo homem forte do futebol atleticano. Trabalharam juntos no Athletico. Dentre os nomes ventilados, me parece o mais adequado. Mas terá respaldo para trabalhar? Ou corre o risco de virar um novo Roger, sendo fritado pelo torcedor? Sabemos muito bem como a banda toca no Atlético. Treinador costuma ter vida curta. Em média seis meses as cabeças começam a rolar.
Já o Cruzeiro é completamente o oposto. Tem dois times prontos. Se deu ao luxo de poder preservar seus dois laterais no jogo de ontem contra o Huracán. Sem falar na espetacular fase de Fred. Não há no futebol brasileiro um jogador com a capacidade de decisão do camisa nove celeste. Rodriguinho caiu como uma luva no time. Tá jogando uma barbaridade. E olha que Thiago Neves nem tá fazendo falta.
Aí eu pergunto: Por que o Cruzeiro joga hoje o melhor futebol do país? Simples. Porque existe planejamento, existe investimento, existe profissionalismo. Mano Menezes está desde 2016 no cargo. Tem respaldo da diretoria e dos jogadores. Não foi uma aposta. Foi uma certeza. Quando o time mais fraquejou (entre a perda do estadual e a eliminação da sul-americana em 2017) Mano teve a confiança de todos. Não por acaso o time venceu as duas últimas edições da Copa do Brasil, e é o grande favorito à conquista da Libertadores. Se vai ganhar é outra história, mas é inegável que o Cruzeiro é o time a ser batido na América atualmente.
Falando um pouco sobre a final do campeonato mineiro, vou ser curto e grosso. Já escrevi acima e repito: O Cruzeiro é muito, mas muito favorito ao título, mesmo sendo do Atlético a vantagem de dois resultados iguais. Sem essa história de que em clássico as forças se equivalem, que clássico é decidido nos detalhes. O Cruzeiro tem um time muito melhor do que o Atlético. Ponto. O Cruzeiro vive um momento muito melhor do que o Atlético. Ponto. O Atlético pode ganhar? Pode. Mas eu não acredito. Tecnicamente não existe a menor chance do Atlético bater o Cruzeiro. Se isto ocorrer, será na base da superação, pois a diferença entre os clubes hoje é abissal. Um novo 5x0 é bem provável de acontecer.
Dica de rock
Jon Anderson, Chris Squire, Tony Kaye, Peter Banks e Bill Bruford criaram em 1968 na Inglaterra a banda Yes. Misturando rock progressivo com rock sinfônico e pop rock, Yes arrebatou fãs mundo afora, principalmente com o sucesso Owner Of A Lonely Heart.

Um abraço, com muito rock na veia!

#futebolerock

Nenhum comentário:

Postar um comentário